depressão teste

Depressão: Teste seu nível de conhecimento sobre a doença

Last Updated: 08/10/2023By Tags: , ,

A depressão afeta não só o aspecto emocional dos indivíduos, mas também interfere em questões físicas, rotina e vida social. É uma doença, não frescura ou fraqueza.

Você está bem informado sobre esse assunto? O principal objetivo deste quiz é testar seus conhecimentos sobre a doença que é considerada o mal do século. Preencha os campos abaixo para começar a responder.

Este teste tem 10 questões de múltipla escolha (verdadeiro ou falso) sobre a depressão.

É uma maneira de testar seus conhecimentos, mas NÃO SUBSTITUI a avaliação de um profissional. Se você acredita que está com depressão, procure ajuda.

São 10 questões de múltipla escolha. Anote no seu celular ou pegue o velho e bom papel e caneta para anotar suas respostar. Vamos às perguntas?

1. A depressão atinge cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.
(  ) Verdadeiro
(  ) Falso

2. A doença atinge mais mulheres que homens.
(  ) Verdadeiro
(  ) Falso

3. A depressão só se manifesta em indivíduos adultos.
(  ) Verdadeiro
(  ) Falso

4. Além de afetar o dia a dia e vida social das pessoas, a depressão tem grande impacto na economia.
(  ) Verdadeiro
(  ) Falso

5. Eventos e experiências traumáticas são a única causa da depressão. 
(  ) Verdadeiro
(  ) Falso

6. A depressão nunca tem relação com outras doenças. 
(  ) Verdadeiro
(  ) Falso

7. A culpa é um dos sintomas característicos da depressão.
(  ) Verdadeiro
(  ) Falso

    8. Dores físicas também podem ser sintoma de depressão.
    (  ) Verdadeiro
    (  ) Falso 

    9. O estilo de vida não interfere nos quadros de depressão.
    (  ) Verdadeiro
    (  ) Falso

    10. A depressão requer tratamento contínuo.
    (  ) Verdadeiro
    (  ) Falso 

    Resultado

    1. Verdadeiro
    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) ela é a principal causa de problemas de saúde e incapacidade em todo o mundo.

    2. Verdadeiro
    De acordo com o Ministério da Saúde estudos que, ao longo da vida, a depressão atinge cerca de 20% as mulheres e 12% dos homens.

    3. Falso
    A depressão pode surgir em qualquer idade desde a infância até a velhice. Inclusive, estima-se que metade dos problemas de saúde emocional começam por volta dos 14 anos de idade, mas a maioria dos casos não é detectada nem tratada.

    4. Verdadeiro
    Ainda segundo a OMS, o fato de muitas pessoas não receberem diagnóstico e tratamento corretos para a depressão e também ansiedade resultam em uma perda econômica de 1 trilhão de dólares por ano devido à perda de produtividade e afastamento do trabalho.

    5. Falso
    Ela é uma doença multifatorial e pode estar associada a fatores genéticos, questões da bioquímica cerebral, experiências negativas ou uma combinação de ambos.

    6. Falso
    Transtornos psiquiátricos correlatos; disfunções hormonais e doenças cardiovasculares, endocrinológicas, neurológicas, neoplasias entre outras; são considerados fatores de risco para a depressão.

    7. Verdadeiro
    É comum que pessoas em quadros depressivos se sintam culpadas por estar nessa condição e por dar trabalho aos familiares, pois se sentem um peso. A vontade de morrer pode surgir associada à ideia de alívio, e a atenção de pessoas próximas deve ser redobrada.

    8. Verdadeiro
    Mal-estar e dores no corpo para as quais não são encontradas causas clínicas podem ser um dos sintomas da depressão, mas só se pode chegar a essa conclusão após uma avaliação médica adequada.

    9. Falso
    Ter hábitos saudáveis como praticar exercícios, manter uma alimentação equilibrada e sono de qualidade é fundamental para cuidar da saúde psíquica, tanto na prevenção de doenças como no apoio ao tratamento.

    10. Verdadeiro
    A saúde emocional está ligada à sensibilidade de cada um e fatores externos que não podem ser controlados, por isso a depressão pode voltar a se manifestar. Por isso é importante seguir as orientações de um profissional de saúde e dar continuidade à terapia na busca de mais qualidade de vida.

    Leave A Comment

    Newsletter Saúde na Íntegra

    Preencha os campos para ficar por dentro de todas as novidades!